A idéia do Blog é disponibilizar a arte de forma plena e livre, com dicas de filmes, documentários, arte contemporânea, música, curtas ,artigos, literatura e outras manifestações artísticas.
Tudo pode ser baixado, basta que o leitor tenha o programa VUZE instalado, que pode ser encontrado em sites de downloads de programas. Para que o filme carregue a legenda automaticamente, tanto o arquivo do filme quanto da legenda (.srt) devem ter o mesmo nome.Importante deixar bem claro que todos os torrents de Download disponibilizados pelo CINE ROCK CLUBE já estavam disponíveis na rede, nenhum foi criado pelo Blog. O uso de qualquer material baixado não poderá ser usado para fins comerciais. O CINE ROCK CLUBE não se responsabiliza pelo uso final dado por seus leitores.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dica de filme - 5x Favela - agora por nós mesmos - 2010

O filme original, de 1961, foi feito por um grupo oriundo do movimento estudantil composto por Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges. Foi um marco do cinema moderno. 
A versão feita quase 50 anos depois, em 2010, foi feita por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro. O filme conta com 5 histórias de 20 minutos cada uma, na seguinte ordem:

1- Fonte de Renda
Maycon consegue passar no vestibular de direito, mas devido a problemas financeiros acaba se envolvendo em "negociações" para descolar um meio de bancar seus livros e suas passagens para a faculdade.

2- Arroz com Feijão
Duas crianças tentam descolar cinco reais para comprar um frango para dar de presente para o pai de um deles, pois o mesmo já não aguentava mais comer arroz e feijão todo santo dia, e sem grana pra comprar algo diferente para comer. A atuação dos atores mirins (Juan Paiva e Pablo Vinicius) é brilhante.

3- Concerto para Violino
Este fragmento conta a história de três amigos (Jota, Ademir e Márcia) que cresceram e passaram a infância juntos na mesma comunidade, mas quando adultos seguiram caminhos diferentes. Ademir virou PM, Jota traficante e Márcia estudante de violino. O terceiro segmento e sem dúvida o mais violento dos cinco e retrata o lado da lei e da bandidagem num jogo de corrupção e de cartas marcadas.

4- Deixa Voar
Na minha opinião o mais fraquinho dos cinco segmentos. O trecho narra a história de Flavio e seus amigos num campeonato de pipa na comunidade que residem. 
No meio da competição uma das pipas foi cortada e obrigam Flávio a reavê-la, só que a mesma vai parar em uma comunidade chefiada por uma facção rival.

5- Acende a Luz
Assim como o primeiro fragmento gostei muito desse último, considero esses dois os melhores.
Na véspera de natal falta luz numa pequena parte da favela, e os moradores começam a ficar impacientes porque os técnicos da companhia de energia não conseguem consertar o defeito e não possuem a peça para ser substituída e desejam sair dali logo e encerrar o expediente.
Sentindo que os técnicos iriam cair fora deixando todos sem luz, os moradores travam um dos funcionários na comunidade até que o problema seja solucionado.
O funcionário acaba dando o máximo de si para efetuar o reparo, mesmo sem a peça que precisava, pois fica sensibilizado em deixar vários moradores no breu durante a ceia de natal. 
O fragmento conta com um roteiro brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário